Ferramenta SMC-Brasil

A ferramenta computacional SMC-Brasil combina metodologias de trabalho, modelos numéricos e uma base de dados sólida orientados para o estudo e/ou solução de problemas na zona costeira. As metodologias permitem abordar o estudo de um problema de forma sistemática, respondendo perguntas sobre dados de entrada, escalas de análise de processos, aplicação de modelos, entre outros. As escalas espaço-temporais de variação na linha de costa consideram aspectos como a recuperação de praias, o clima de ondas na costa e a cota de inundação.

A metodologia intrínseca ao SMC-Brasil está dividida em 4 documentos temáticos, sendo eles os documentos de Recuperação de Praias, Mudanças do Clima em Praias, Ondas e Nível do Mar e Cota de Inundação. Já a ferramenta é dividida em duas, o SMC Tools e o SMC 3.0.

Estrutura do SMC-Brasil.

SMC Tools se divide em três módulos principais, sendo o IH – DATA uma base de dados de reanálise de ondas, nível, dados de batimetria e de linha de costa; o IH – AMEVA uma ferramenta de análise estatística das variáveis ambientais e; o IH – DYNAMICS um módulo que permite realizar a transferência de uma série de ondas de águas profundas  para pontos na costa

SMC 3.0 integra uma série de modelos numéricos permitindo dar suporte prático a correta aplicação da metodologia de trabalho proposta nos documentos temáticos. Estes são estruturados de acordo com as escalas espaciais e temporais de curto, médio e longo prazo. Também inclui um módulo de interpolação do terreno para atualização da batimetria e topografia – Módulo de Modelagem do Terreno (MMT).

Para instalar a ferramenta SMC-Brasil favor consultar o passo a passo no Documento de Práticas.

IMPORTANTE: Quando utilizar a ferramenta SMC-Brasil ou as suas bases de dados agradecer o “Ministério do Meio Ambiente (MMA) brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) através do financiamento do Projeto SMC – Brasil”.