Estudo de Caso na Praia de Candeias, Recife/PE

GOMES, G.; SILVA, A.C. Coastal Erosion Case at Candeias Beach (NE – Brazil). Journal of Coastal Research, v.71, p30-40, 2014. Publicação.

Localização da área de estudo

A praia de Candeias, situada no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, possui aproximadamente 3km de extensão, sendo considerada uma das maiores praias do nordeste brasileiro.

1) Localização da praia de Candeias/PE. 2) Praia de Candeias com (A) o quebramar ainda sendo modificado para a sua configuração atual, (B) o arrecife conhecido como Abreus, (C) a barra dos Abreus e, (D) a formação de arrecife de franja que protege a maior parte da praia. Fonte: Gomes e Silva (2014).

Identificação do problema

Assim como na maior parte do litoral brasileiro, a porção mais urbanizada está localizada próxima à linha de costa. Os problemas relacionados à erosão praial tem se tornado comum, resultado do crescente desenvolvimento costeiro não planejado. Uma vez que o ambiente praial é um sistema dinâmico, sensível ao impacto das ondas e correntes através de uma série de alterações que podem ocorrer em diferentes escalas de tempo, o foco deste estudo de caso foi a aplicação das metodologias e da ferramenta SMC-Brasil para investigar a dinâmica de sedimentos na área.

A aplicação das metodologias e da ferramenta SMC-Brasil no litoral de Pernambuco

Neste estudo, o SMC-Brasil foi utilizado para determinar o clima de ondas a ser aplicado nas simulações, analisar as dinâmicas costeiras com diferentes configurações do quebramar, e assim determinar como minimizar o impacto da erosão na área.

Os resultados obtidos com as simulações numéricas responderam bem, mostrando que na atual configuração ocorre uma redução no transporte de sedimentos na porção mais ao norte, no entanto a divergência do transporte sedimentar observada na área central causaria erosão em longo prazo. Fato também observado a sul do quebramar. Por outro lado, observou-se uma melhoria no transporte de sedimentos, caso ocorra a modificação do quebramar (aumentando as lacunas entre eles), o sedimento não seria mais barrado e o transporte retomado. Assim, a circulação ao longo da costa é retomada e, por sua vez, poderia alcançar o equilíbrio em curto prazo.

Maiores detalhes deste trabalho podem ser encontrados em Gomes e Silva (2014).