II Congresso Ibero Americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais
Um dos objetivos do projeto SMC-Brasil é difundir todo o conhecimento adquirido com a transferência de metodologias e ferramentas do Governo Espanhol e do Instituto Hidráulico da Cantabria para o Brasil, e uma das formas encontradas para tal foi apoiar um congresso de visibilidade internacional. Dessa forma, o projeto SMC-Brasil apoiou, em 2016, o II Congresso Ibero Americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais (II GIAL), que se realizou entre os dias 03 à 06 de maio em Florianópolis – SC.
O II GIAL contou com uma sessão temática sobre o SMC-Brasil onde foram apresentados diversos trabalhos utilizando as metodologias e ferramentas do projeto, além de proporcionar uma mesa redonda com a participação dos professores Alexander Turra (IO USP), João Luiz Nicolodi (FURG) e Pedro de Souza Pereira (UFPE) para discutir a evolução do Brasil no âmbito do estudo de praias arenosas 16 anos após o I Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas.
Foi ainda realizada uma palestra magistral sobre as “Metodologias, Ferramentas e Bases de Dados para Gestão de Riscos às Mudanças do Clima em Zonas Costeiras” com o Prof. Ernesto Mauricio González do IH Cantabria, um dos idealizadores da ferramenta na Espanha. A vinda do professor Mauricio ao Brasil também possibilitou a realização de diferentes reuniões dentro do âmbito do projeto, tanto em Florianópolis/SC, como em Brasília/DF.