Cursos de Formação no SMC-Brasil
O SMC-Brasil é um conjunto de metodologias e ferramentas numéricas orientadas especialmente para profissionais desenvolverem suas atividades no âmbito costeiro. Para uma correta aplicação do SMC-Brasil o usuário deve apresentar conhecimento em processos costeiros e em metodologias de engenharia costeira, o qual tem sido possibilitado através da realização de diferentes cursos de formação sobre o assunto.
-
Cursos de Formação nas Metodologias e Ferramentas do SMC-Brasil
Foram realizados 3 cursos iniciais focados nas metodologias e na ferramenta SMC-Brasil que tiveram como objetivos apresentar a base conceitual e disponibilizar a versão beta do SMC-Brasil, na perspectiva de formar um núcleo de apoio para o aperfeiçoamento e validação do modelo. Estes contaram com um total de 81 participantes entre professores e alunos de universidades brasileiras, gestores governamentais estaduais e federais representantes de quase todos os estados que possuem área costeira do Brasil.
Com carga horária de 36 horas cada, os cursos foram estruturados com apresentações teóricas sobre a base conceitual e o conjunto de equações adotado no SMC-Brasil, intercalando atividades práticas para conhecimento dos diversos módulos que compõem a ferramenta.
– Curso de Formação em São Paulo-SP/2012
O primeiro curso do SMC-Brasil foi realizado no Instituto Oceanográfico na Universidade de São Paulo (IO – USP) em dezembro de 2012, e contou com a participação de 32 pessoas, além de 3 instrutores do Instituto Hidráulico da Cantabria (IHC), 1 consultora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e 1 representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
– Curso de Formação em Recife-PE/2013
O segundo curso se realizou no auditório do CETENE (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste), em Recife – PE, em outubro de 2013, com um total de 32 participantes, além de 3 instrutores do IHC, 1 consultora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e 1 representante do MMA.
– Curso de Formação em Brasília-DF/2014
O terceiro e último curso foi realizado em Brasília, entre os dias 4 e 7 de novembro de 2014, contando com a participação de 18 pessoas, mais 3 instrutores do IHC e 1 representante do MMA.
-
Cursos de Capacitação no SMC-Brasil
Com o objetivo de internalizar o conhecimento adquirido nos cursos anteriores através da experiência espanhola até então repassada, novos cursos para capacitar uma rede de gestores e pesquisadores públicos atuantes na gestão costeira tem sido realizados. Desta vez, ao invés de somente focar na ferramenta e metodologias relacionadas a ela, também priorizou-se conceitos básicos em dinâmica costeira para o correto entendimento das limitações e reais possibilidades de aplicação do SMC-Brasil na análise das intervenções na linha de costa.
Foram portanto, realizados 3 cursos com carga horária de 36 horas cada, divididos em 3 momentos: 2 dias de aula teórica, onde foram abordados conceitos fundamentais de dinâmica costeira; 1 dia para realização de saída de campo com ênfase em obras costeiras, de forma a apresentar os conceitos até então vistos e reconhecer a importância da influência destes quando se trata de ações antrópicas no meio e; por fim, houveram atividades voltadas para a utilização prática da ferramenta SMC-Brasil e a discussão dos resultados apresentados por ela.
– Curso de Capacitação em Florianópolis-SC/2017
Realizado de 10 à 14 de julho de 2017 em Florianópolis/SC, este curso contou com a presença de 25 participantes, incluindo representantes dos estados do Sul, Sudeste, Ceará e Distrito Federal provindos dos mais diversos órgãos em âmbito municipal, estadual e federal, além da equipe de 5 pessoas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pela realização do curso.
Este curso foi filmado e editado e encontra-se disponível no Youtube nos seguintes links: Dia 1 – Abertura/Teoria Manhã; Dia 1 – Teoria Tarde; Dia 2 – Teoria Manhã; Dia 2 – Teoria Tarde; Dia 3 – Saída de Campo; Dia 4 – Atividade Prática; e Dia 5 – Dicas de utilização do SMC-Brasil.
– Curso de Capacitação em Natal-RN/2017
O segundo curso de capacitação no SMC-Brasil ocorreu em Natal/RN de 04 a 08 de dezembro de 2017. Este também contou com a presença de 25 participantes, incluindo representantes dos estados do Norte, Nordeste e Distrito Federal provindos, novamente, dos mais diversos órgãos em âmbito municipal, estadual e federal, além da equipe de 5 pessoas da UFSC, responsável pela realização do curso e do apoio fundamental de 1 representante do IDEMA e de 1 professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Este curso foi filmado e editado e encontra-se disponível no Youtube nos seguintes links: Dia 1 – Abertura; Dia 1 – Teoria; Dia 2 – Teoria; Dia 3 – Saída de Campo; Dia 4 – Atividade Prática; e Dia 5 – Discussão dos Resultados.
– Curso de Capacitação em Vitória-ES/2019
Por fim, o terceiro curso de capacitação no SMC-Brasil ocorreu em Vitória/ES de 11 a 15 de março de 2019. Este contou com a presença de 26 participantes, incluindo representantes dos estados do Sul, Nordeste e Distrito Federal provindos, mais uma vez, dos mais diversos órgãos em âmbito municipal, estadual e federal, além da equipe de 4 pessoas da UFSC, responsável pela realização do curso e do apoio fundamental de representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) do estado do Espírito Santo.
Já a emissão dos certificados de participação de ambos os cursos (Curso de capacitação em Florianópolis, em Natal e em Vitória) ficou atrelada a entrega dos formulários do Guia de Boas Práticas de Modelagem (GMP)
O cursos de formação e capacitação abordam a parte teórica envolvida na ferramenta SMC-Brasil, necessária para o entendimento dos processos que regem o ambiente costeiro, bem como introduzem a utilização prática do software, auxiliando na realização das práticas propostas pelo manual do SMC-Brasil e aperfeiçoando o uso da ferramenta com o desenvolvimento de estudos de caso. E a presença de integrantes de diversos órgãos e grupos de pesquisas relacionados à oceanografia e obras costeiras tem permitido ao longo dos cursos que ocorressem debates importantes sobre os desafios para gestão costeira brasileira, no que se refere à produção e compartilhamento de dados oceanográficos (ondas, marés, batimetria, etc.), à definição de parâmetros para obras costeiras e quanto à urgência de apoio à pesquisa e formação de profissionais em processos litorâneos e em metodologias no âmbito da engenharia costeira. Por outro lado, a entrega das metodologias e da ferramenta SMC-Brasil à sociedade brasileira está catalisando as ações esperadas para a melhoria da gestão de implantação de obras costeiras, melhorando principalmente a qualidade de projetos de intervenções na costa, bem como a análise pelas instituições responsáveis e na formação de técnicos e gestores.
-
Outros Cursos de Capacitação
– Curso de Capacitação sobre Obras Costeiras em Brasília-DF/2016
Com o objetivo de iniciar os trabalhos sobre o “Guia de Diretrizes de Prevenção e Proteção à Erosão Costeira” e também esclarecer dúvidas sobre termos técnicos utilizados nessa temática, em julho de 2016 foi realizado em Brasília/DF um curso de “Introdução a Projetos de Alimentação de Praias”. Ministrado pelo Prof. Antonio H. F. Klein, o curso teve como objetivos repassar os seguintes pontos:
- Recuperação de espaço perdido naturalmente ou pela influência do homem;
- Área em erosão natural (não tem como mudar o clima de ondas, nível do mar e balanço sedimentar). Obras são uma forma de mitigação e devem ser planejadas;
- 80% do projeto depende da jazida (forma e valores);.
- Modelagem numérica é para refinar o estudo;
- Alimentação de praias é como qualquer outro projeto de engenharia, que obrigatoriamente necessita de manutenção de tempos em tempos.
Participaram do curso 18 representantes de órgão federais, entre eles MMA, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Ministério da Integração (MI), Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Diretoria de Licença Ambiental (DILIC) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
– Curso de Capacitação sobre Ondas em Florianópolis-SC/2016
Com o objetivo de introduzir o estado da arte das metodologias de análise multivariada da variabilidade do clima de ondas nas áreas costeiras, em outubro de 2016 esteve na UFSC o Professor Dr. Fernando Javier Méndez Incera, professor associado do Departamento de Ciências e Técnicas da Água e do Meio Ambiente da Universidade da Cantabria. Este veio ao Brasil para participar de reuniões de discussões técnicas sobre o projeto SMC-Brasil, onde o mesmo foi responsável, junto ao IHC, pela geração da base de ondas do projeto. Paralelamente às reuniões, foi ministrada a disciplina “Global, regional and local wave hindcasts, data mining techniques, extreme value models and statistical downscaling for wave climate variability” dentro do âmbito do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia que contou com 13 participantes entre alunos e externos à instituição.